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A perspectiva dos colaboradores sobre o trabalho em equipe

A perspectiva dos colaboradores sobre o trabalho em equipe

Não importa se falamos de um pequeno negócio ou de uma multinacional: o sucesso de qualquer empresa é construído por pessoas. Por isso, investir no trabalho em equipe é investir em grandes resultados.

Não à toa, grande parte das grandes organizações já possuem políticas internas focadas em desenvolver equipes vitoriosas por meio do trabalho conjunto. E o resultado desta estratégia são resultados de alta performance tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Quer saber mais sobre o assunto? No blog de hoje, vamos explicar qual a importância do trabalho em equipe e como manter os colaboradores integrados mesmo em home office.

Dificuldades do trabalho em equipe no home office

Não há como negar que o trabalho remoto trouxe inúmeras vantagens para profissionais e empresas. Mas, estes benefícios podem ter um preço alto na rotina dos colaboradores. E a falta de estrutura para desenvolver um bom trabalho em equipe é um dos principais.

Afinal, manter a comunicação e a colaboração do time à distância pode ser um grande desafio tanto em termos de recursos quanto de motivação

Isto porque, se por um lado é mais complicado compartilhar informações e o andamento de projetos estando à distância, uma pesquisa da Harvard Business Review indicou que o isolamento do ambiente de trabalho pode reduzir a motivação para superar esta dificuldade.

Por isso, é fundamental que os gestores trabalhem dinâmicas de grupo. Pois, elas podem ser o diferencial para manter o relacionamento e a produtividade da equipe em alta.

Qual a importância do trabalho em equipe?

O incentivo e valorização ao trabalho em equipe, cada vez mais, tem se tornado parte da cultura organizacional de empresas comprometidas com alto desempenho.

Isto porque elas já entenderam que os profissionais são seu ativo mais valioso. E, por isso, investir na sua qualidade de vida no trabalho é essencial para conquistar grandes resultados.

Confira qual a importância do trabalho em equipe neste processo:

Melhoria do clima organizacional

Um dos principais reflexos do trabalho em equipe é a criação do sentimento de pertencimento ao grupo entre os colaboradores. O que tem um impacto direto no clima organizacional da empresa.

Afinal, quanto mais conectados os funcionários estiverem, mais saudável e colaborativo será o ambiente de trabalho. Seja ele presencial ou remoto. Além de também ser uma grande vantagem para o desenvolvimento conjunto de tarefas do dia a dia.

Dessa forma, os ganhos vão muito além da integração do time. Eles se refletem também na motivação dos colaboradores, no bem-estar coletivo, na produtividade e no engajamento da equipe. Logo, também nos resultados da organização.

Satisfação dos colaboradores

Além disso, o trabalho em equipe também é fundamental para desenvolver uma liderança servidora. Ou seja, baseada em formas de poder mais horizontalizadas e colaborativas entre o gestor e os funcionários.

E o fato é que quanto maior a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão e nos processos da empresa, maior é o sentimento de satisfação pessoal e profissional em fazer parte daquela equipe.

Vale lembrar que a melhoria do clima organizacional também impacta na satisfação dos funcionários. Assim, é possível perceber que os benefícios do trabalho em equipe estão relacionados. E, juntos, geram um importante impacto para a empresa.

Mais produtividade

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que atividades realizadas de maneira individual demoram até 64% a mais de tempo para serem realizadas. Nesse sentido, o resultado do trabalho em equipe não poderia ser diferente: o aumento na produtividade individual e coletiva.

Isto porque, este é um cenário mais amigável para troca de conhecimentos e experiências entre os funcionários. Além de tornar mais simples que as tarefas sejam distribuídas de acordo com as habilidades de cada um.

Com isso, a gestão de tempo dos colaboradores é otimizada. Já que eles podem desenvolver suas atividades de maneira mais assertiva, evitando retrabalho e aumentando o engajamento e a produtividade do profissional. 

Dicas para melhorar o trabalho na sua equipe em home office

Agora que você já sabe qual a importância do trabalho em equipe e os principais empecilhos que o home office pode impor a esta estratégia, confira 3 dicas que vão te ajudar a lidar com este desafio:

Propósito de time

Construir um propósito de time é uma das dicas fundamentais para manter os profissionais engajados com o trabalho em equipe durante o home office. Mas, esta tarefa pode não ser tão simples quanto parece.

Isso acontece, principalmente, porque nem sempre os propósitos do colaborador ou de um grupo segmentado de colaboradores condizem com os propósitos da organização. 

Por isso, é fundamental investir na comunicação interna por meio de chamadas síncronas regulares, investimento de projetos conjuntos entre os setores e, principalmente, na cultura de feedbacks, para que todos estejam familiarizados e alinhados aos objetivos da empresa. Assim, é possível construir coletivamente um propósito de time. O que resulta em colaboradores mais motivados com o trabalho em equipe.

Estrutura sólida

Outro fator determinante para o trabalho em home office é proporcionar uma estrutura sólida para os funcionários. Tanto no que diz respeito à ferramentas, quanto referente ao suporte e à integração do time.

Afinal, sem as ferramentas necessárias para desempenhar atividades do dia a dia e acompanhar a rotina da organização, dificilmente será possível incentivar o trabalho em equipe entre os seus funcionários. 

Além disso, ter este valor como um pilar da cultura organizacional da empresa também é um grande facilitador do processo. Pois, dessa forma, toda a estrutura de rotina da empresa também será focada no trabalho colaborativo.

Diversidade

Neste sentido, a diversidade pode ser entendida como a aposta em funcionários com habilidades diferentes e complementares. O que pode gerar um impacto muito positivo no desempenho do trabalho em equipe entre os profissionais.

Isto porque se um colaborador tiver o perfil de liderança e outro de analista, por exemplo, trabalhando juntos, os dois podem complementar suas habilidades e oferecer um resultado mais completo e eficiente. Além de contribuírem para o desenvolvimento profissional um do outro.

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